top of page

Janela para Portugal: uma porta de entrada para a Europa.

Atualizado: 26 de nov. de 2023



Caro Leitor,


Seja bem-vindo!


É com imenso prazer e grande expectativa que lhe dou as boas-vindas à nossa coluna semanal. Por ela vou conduzi-lo a uma viagem por Portugal, desvendando os segredos de um dos mais importantes destinos da Europa, país rico em cultura, história e belezas naturais.


Meu nome é Daniel Nunes Ramos, barriga verde por essência e apaixonado pela terra em que nasci – Araranguá, mais conhecida como a “Cidade das Avenidas” – sou advogado por vocação e mais um brasileiro que em dado momento da vida decidiu criar asas e deixar o ninho para voar pelo mundo.


Atualmente tenho residência legal nesta terra que me recebeu e acolheu de braços abertos, local em que há mais de um ano me estabeleci com a intenção de fixar moradia e exercer a Advocacia, profissão esta que considero ser a voz da justiça, patrona dos direitos fundamentais e o farol que ilumina a todos nós no caminho da equidade e da liberdade.


Estarei aqui para semanalmente conversar com você sobre minha experiência de vida lusitana, no objetivo de proporcionar uma visão ampla desta república, seu povo, costumes, sua economia e estilo de vida. Portugal, que outrora fora império colonizador, hoje é, em linha reversa o país que cada vez mais tem se tornado a porta de entrada para a Europa, lar para muitos brasileiros e tantos outros imigrantes de diversas nacionalidades.


Minha missão pessoal é fornecer a você informações atualizadas e assertivas sobre temas de grande relevância para o eixo Brasil-Portugal. Aqui vamos trazer informes sobre o processo de imigração para terras lusas – especialmente de brasileiros – da concessão de vistos até as nuances da autorização de residência – processo este que fiz pessoalmente com o propósito de ampliar meus horizontes com ser humano e como profissional.


Também abordaremos os direitos dos imigrantes, trataremos sobre as melhores áreas deste país para se estabelecer e trabalhar, oportunidades de trabalho disponíveis, bem como o que os brasileiros poderão esperar com a ampliação das relações bilaterais entre Brasil e Portugal, combinada com as recentes mudanças no controle imigratório do país, considerando a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ocorrida no passado 29 de outubro e a criação da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).


Nossa coluna é um convite para conhecer Portugal como nunca antes, para compreender nossas raízes históricas, moldar o presente e vislumbrar o futuro, enquanto celebramos a cultura, as tradições e a modernidade desta nação conhecida historicamente pela exploração marítima, pelo idioma amplamente difundido no mundo todo e pelas delícias gastronômicas que vão do Vinho do Porto, passando pelo bacalhau, chegando até o famoso pastel de nata.


Estou aqui para ser seu guia e companheiro de jornada. Sinta-se à vontade para nos acompanhar a cada semana, explorando os novos tópicos e descobrindo aquilo que Portugal tem a oferecer. Fique atento às atualizações semanais, e obrigado por nos permitir a oportunidade de compartilhar esta experiência com você!


Com carinho e dedicação, Daniel Nunes Ramos, diretamente de Alenquer – Lisboa – Portugal, para o Portal Amorim.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page